Jedah Dohma, o senhor da Morte (Parte 3)

       Aqui vamos ver os movimentos especiais, e os EX do Jedah. Você não vai se sentir muito bem com eles no começo, mas depois você se acostuma.


Movimentos especiais:

Dio Sega(Se você gosta de JoJo, eu sei o que pensou) - 236P(Também é possível no ar)


(Versão normal) Framedata: Startup: (No chão) 46/(No ar) 44  | Vantagem(Se acertar): Varia por ser um projétil | Vantagem(Se defender): Varia  |  Dano: 11 vermelho e 22 branco  | Ganho de barra: 12/15/21(Se os 3 hits acertarem)  |
Esse é o projétil do Jedah, e você vai ter que se sentir feliz com isso. Por não ter muita diferença entre as versões normais, decidi colocar todas juntas. A única coisa que muda entre elas é onde o projétil fica parado, e você vai ter que saber usar todas elas, já que é assim que o Jedah controla o espaço, e é com isso que ele consegue se aproximar(A zoning do Jedah tem um propósito mais ofensivo). Vale lembrar que existem combos a partir disso também(Você pode criar vários, mas a versão ES é melhor pra isso). Entre as versões no chão, usando LP faz o Dio Sega ficar bem no baixo, o que eu acho bom pra colocar pressão até(Sim, existe pressão com esse golpe, depois eu falo disso). Com o MP, ele fica numa altura mediana, e com HP, ele fica no alto(HP pode servir como um anti-aéreo que fica lá paradão). Entre as versões aéreas, é tudo ao contrário: LP faz o golpe ir mais pra cima(Na verdade ele vai numa trajetória um tanto horizontal, fica quase do lado do Jedah), MP continua mediano(Mas fica abaixo do Jedah), e HP vai bem lá pra baixo.

(Versão ES) Framedata: Startup: (No chão) 46/(No ar) 44 | Vantagem(Se acertar): Varia | Vantagem(Se defender):  Varia |  Dano: 17 vermelho e 29 branco |
Eu diria que essa versão fica na altura do MP sempre. Bom, é um Dio Sega melhor, e é uma maneira ótima de gastar barra com ele. A versão no chão é bem útil pro jogo de rushdown dele, mas a versão aérea é desperdício de barra. Dá pra fazer vários combos legais com isso também(Não use aquele do Resurrection, por favor, até o Jedah fala que você não vai usar "muito" em uma luta de verdade no tutorial).


Nero Fatica - 214P


(Versão normal) Framedata: Startup: 11  | Vantagem(Se acertar): O golpe derruba | Vantagem(Se defender): É um agarrão, não dá pra defender  |  Dano: 18 vermelho e 28 branco  | Ganho de barra: 14/29(Se errar/Se acertar)  |
Um golpe que não tem como defender(Acho que tem como no MvC: Infinite), e é usado principalmente como anti-aéreo, mas pode acertar oponentes de pé. Se o personagem do oponente entrar na caixa, ele vai tomar o golpe, e vai ser derrubado. O botão apertado só define a distância e velocidade que o Jedah vai ir pra trás). Os desenvolvedores do jogo fizeram algo inreressante nesse movimento: Se o oponente estiver abaixado, a hitbox de agarrão(Amarela) some, pois isso seria muito apelão contra personagens altos(Bishamon, Victor, e até o próprio Jedah), então tome muito cuidado quando usar.
Por este movimento ser um agarrão, ele tem que tocar na pushbox(Caixa verde) do oponente pra funcionar bem como anti-aéreo, ou seja, esse especial não é bom contra golpes com um bom ângulo horizontal(Onde 2MK seria uma opção melhor). Existe um glitch envolvendo esse golpe que pode fazer o resto da partida impossível de jogar. O glitch funciona se o oponente der Pushblock em um golpe, e então ser acertado pelo Nero Fatica. Jedah vai ficar indo pra trás até ele ficar fora da tela, onde ele não pode ser atacado. Só tem duas maneiras de fazer o Jedah voltar: Usando um Pursuit depois que o Nero Fatica acerta, ou com seu movimento EX(Finale Rosso). Bom, em um campeonato, se isso acontecer, o certo é dar um Pursuit(Pois dar um Finale Rosso seria muito dano de graça). Se o Jedah não conseguir dar um Pursuit, o jogador que estava usando ele perde a partida. "Por que isso?" Pois é possível que o jogador de Jedah faça isso intencionalmente, só pra ganhar no time over. Não achei vídeo também, infelizmente.

(Versão ES) Framedata: Startup: 11 | Vantagem(Se acertar): Derruba | Vantagem(Se defender): Não tem |  Dano: 29 vermelho e 41 branco |
Uma versão com mais dano, e bem eficaz. Você deveria usar mais as versões HP e a ES, já que elas fazem o Jedah ir bem pra trás.


Ira Spinta - 63214K


(Versão normal) Framedata: Startup: 47  | Vantagem(Se acertar): Derruba | Vantagem(Se defender): Não dá, é um agarrão também  |  Dano: 20 vermelho e 30 branco | Ganho de barra: 12/22  |
Outro especial de agarrão do Jedah(Esse tá no infinite também). Demora muito pra sair, então o oponente tem muito tempo pra reagir. O golpe também é controlável(Se você segurar pra frente, ele vai um pouco mais pra frente, e se segurar pra trás, ele vai um pouco mais pra trás). O botão apertado simplesmente define a distância que o Jedah percorre no golpe.

(Versão ES) Framedata: Startup: 47  | Vantagem(Se acertar): Derruba  | Vantagem(Se defender): Não tem  |  Dano: 30 vermelho e 42 branco  |
Dá muito mais dano que as versões normais, e vai mais longe também. Só isso.


Ira Piano - P(Enquanto o Jedah está parado no ar no golpe acima)


(Versão normal) Framedata: Startup: 62(Por culpa do golpe acima)  | Vantagem(Se acertar): Derruba  | Vantagem(Se defender): -6  |  Dano: 16 vermelho e 25 branco  | Ganho de barra: 12/21/30  |
Essa é a roda-foice do Jedah. Ele tem um Super com esse golpe no MvC, mas lá é muito rápido se comparar com essa versão aqui. Básicamente você pode controlar com frente e trás, e o botão define a trajetória do golpe.

(Versão ES) Framedata: Startup: 62  | Vantagem(Se acertar): Derruba | Vantagem(Se defender): -4  |  Dano: (Foi o máximo que eu consegui, acho que tem como dar mais) 25 vermelho e 42 branco |
É só uma versão que vai mais longe, e tem mais dano(Muito mais dano).














Splecio(GC) - 623P


Sim, ele se decapita no GC.
(Versão normal) Framedata: Startup: 13  | Vantagem(Se acertar): Derruba | Vantagem(Se defender): -30 |  Dano: 8 vermelho e 13 branco  | Ganho de barra: 22/26/31  |
Esse é o GC do Jedah. Tem ótimo alcance, eu sei, mas não é tão bom quanto parece. Primeiro, só pode ser usado como GC(Ou seja, sem combos com esse golpe se não for em Savior/Hunter 2). O golpe tem invencibilidade, o que é bom, mas ás vezes, quando você tenta(E erra), pode sair um Dio Sega, o que é péssimo pra você. Outra desvantagem é o fato de o golpe ser um tanto lento(É bem fácil de baitar e punir, -30 é um número muito ruim pra você). Ah, erra na Q-Bee abaixada também, então cuidado contra ela.

(Versão ES) Framedata: Startup: 13 | Vantagem(Se acertar): Derruba  | Vantagem(Se defender): -42 |  Dano: 13 vermelho e 21 branco(Se os três hits acertarem) |
Uma versão um pouco mais forte do GC. Não sei dizer se vale a pena gastar a barra com isso, pois ela sofre das mesmas dificuldades da versão normal(E tem jeitos melhores de dar dano com barra).


San Bassale - 63214K(Não funciona com LK, e não tem versão ES)


(Qualquer versão) Framedata: Startup: 6  | Vantagem(Se acertar): Derruba | Vantagem(Se defender):  É um agarrão |  Dano: 22 vermelho e 34 branco | Ganho de barra: 12/21 |
Como todo personagem, Jedah tem seu agarrão de comando. Não é bom, tanto faz. Primeiro, sem versão ES. Segundo, os chutes não te ajudam se o oponente pular(Na verdade, nunca vão), e você vai pegar a animação de erro se isso acontecer. Terceiro, não tem invencibilidade, como muitos agarrões. Você ainda pode usar(Pela diversão de ver alguma parte do oponente crescendo xD, e isso foi um pouco estranho lol), mas não é tão eficaz quanto outros agarrões de comando do jogo(Como o da Q-Bee, do Sasquatch, e o da Hsien-ko/Lei-Lei ás vezes).





Movimentos EX:


Prova di Servo(Contrato) - 41236KK, depois aperte K pra mão sair e pegar o oponente



Essa é a mão feita de sangue que pega o oponente. Fofinha né?
Framedata: Startup: Varia, é possível atrasar o golpe  | Vantagem(Se acertar): Derruba  | Vantagem(Se defender):  Não tem como defender, o jogo vê como agarrão |  Dano: 32 vermelho e 48 branco |
Ah, o clássico super do Contrato, que está lindo no Marvel. Quando você ativa, aparece um rastro no chão que não vai fazer nada, até que você aperte um chute, onde a mão ao lado aparece(Não tem como defender a mão, o que é diferente do Marvel eu acho). É um golpe bem útil se você tratar como um agarrão de comando, mas é bem arriscado de usar(Se errar, vai tomar dano). Não tem combos com isso também.
















Finale Rosso - 22PP


Desculpa pra quem gosta dele, ou melhor...
Gostava...

Framedata: Startup: 42  | Vantagem(Se acertar): Derruba | Vantagem(Se defender): Não dá pra defender também |  Dano: 28 vermelho e 42 branco |
Outro EX que não tem como defender. Isso dá um auto-target no oponente(Vai ir onde o oponente estiver), e abre um portal abaixo dele, que não tem como defender, e dá um dano legal. Pode ser útil contra quem usa muitos projéteis, e costuma ser melhor do que o Contrato também.










Dark Force - Um soco e um chute da mesma força


Uma das melhores DFs do jogo, e já me deu
muito medo quando eu tava começando a jogar...
Obrigado Kuronekoekoeko!
Framedata: Startup: 26 | Invencibilidade: 28  | Recovery: 1 frame depois de pousar |
Isso permite que o Jedah voe livremente(O que melhora ainda mais o jogo aéreo dele). Durante a DF ele pode se mover pra qualquer direção e fazer chain entre seus normais aéreos. Tem uns combos legais, e seu jogo de mixup é melhorado aqui também. Ah, não tem recovery também, ou seja, é abusável! Se quiser aprender mais sobre a DF, clique aqui. Eu dou os parabéns pro cara que traduziu também. Por aí você acha coisas de outros personagens também(Que talvez apareçam aqui).










       É isso pra parte 3. Foi mais simples do que eu pensei, deve ser pelo fato de os Especiais e EX não serem muito facilmente aplicados no jogo dele. Na próxima parte(Que é a última), vamos ver algumas estratégias e combos pra você usar na luta com o Jedah.

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